Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019  -

Serviços Especializados

• Coordenador pedagógico

O Coordenador Pedagógico é co-responsável pela construção de uma equipe escolar coesa, engajada e, sobretudo, convicta da viabilidade operacional das prioridades consensualmente assumidas e formalizadas na proposta de trabalho do Colégio.

Desempenha papel de elemento chave na orientação e gerenciamento dos resultados do desempenho escolar obtidos pelos alunos, nas ações planejadas pelos docentes.

É o articulador e mobilizador da equipe escolar, sendo suas atividades voltadas para a melhoria do fazer pedagógico da sala de aula.

• Serviço de Psicologia

Este departamento tem por objetivo promover o bem-estar e o desenvolvimento das relações entre as pessoas que fazem parte do processo educacional (todos os Colaboradores do Colégio, alunos e seus familiares), buscando um clima de harmonia dentro do Colégio para a implementação do processo ensino-aprendizagem.

As atividades que desenvolve compreendem a facilitação nas inter-relações e acolhimento do aluno e da sua família na adaptação ao Colégio, orientando-os para o convívio com a equipe multidisciplinar.

No Colégio Memorial, o Serviço de Psicologia age como mentor dos adolescentes, em suas dúvidas e questionamentos, próprios de suas várias fases de desenvolvimento pessoal, assim como em suas dificuldades no período de decisão profissional (orientação profissional).

Esse serviço também organiza palestras para pais, alunos e demais profissionais do Colégio, com temas sempre de interesse dessa comunidade, atuando como agente facilitador das relações humanas.

• Serviço de Orientação Educacional - SOE

O SOE – Serviço de Orientação Educacional – tem como objetivo promover o bem-estar do aluno no ambiente escolar e sua principal ferramenta de trabalho é o diálogo.

Desenvolve um trabalho multifacetado, aperfeiçoando as relações professor x aluno, aluno x aluno, família x escola, coordenação pedagógica x aluno, aluno x Serviço de Psicologia.

O SOE constitui-se em um espaço aberto ao estudante, onde ele pode falar, ouvir e ser ouvido, refletir e opinar a respeito de todos os aspectos de sua vida, sejam eles pessoais, educacionais, sociais ou morais. É o elo de ligação com a família no tocante à proposta disciplinar do Colégio. Os Professores também são parceiros do SOE, visto que os auxilia nas variadas atitudes percebidas em sala de aula, cabendo-lhe auxiliá-los em como agir, conforme a situação exige, respeitando as necessidades e diferenças individuais dos alunos.

Os estudantes recebem assistência do SOE desde a sua chegada ao Colégio até o encerramento do período, zelando pela boa qualidade das suas relações sociais no âmbito escolar, promovendo atividades que favoreçam a adaptação, socialização, integração, trabalho em equipe e convívio harmonioso e saudável.

Suas ações visam integrar os alunos recém-chegados com os veteranos, orientando-os quanto às normas do Colégio. Também lhe cabe intervir nas eventuais ocorrências de indisciplina, conduzindo o aluno a refletir sobre tal comportamento, buscando, juntos, a melhor solução ou aplicando a conseqüente sanção disciplinar, se for o caso. As palavras chave do SOE são: orientação, análise, direcionamento, solução adequada, argumentação, comunicação e diálogo.